Porque fazer Pilates?
Qualidade de vida, bem estar, saúde, equilíbrio físico e mental: com seis princípios básicos, o Pilates transforma a rotina das pessoas.
Integração e equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Esse é o principal conceito do Pilates, técnica que une condicionamento físico e mental criada pelo alemão Joseph Pilates e que é sucesso no Brasil e no mundo.
O método trabalha o corpo como um todo, promovendo saúde, bem estar e qualidade de vida. A prática dos movimentos naturais permite o controle sobre o corpo, levando em conta a concentração , a percepção de si, o alongamento e a flexibilidade, além da força e do desenvolvimento físico. Assim, o Pilates está baseado em seis princípios, presentes em cada exercício: respiração
(sempre coordenada com o movimento), centro de força(que deve ser ativado antes da prática),concentração(para a execução de posturas corretas e seguras), controle(domínio sobre a musculatura desejada), precisão(exatidão, evitando gastos desnecessários de energia), fluidez(execução ritmada e coordenada dos movimentos).
Ao contrário da ginástica convencional, o Pilates não conta com grande quantidade de repetições. A qualidade e a precisão é que são focadas. Por isso, concentração, precisão e controle dos movimentos são essenciais para alcançar resultados significativos em um tempo mais curto do que o esperado. Os exercícios são aplicados de acordo com as necessidades do indivíduo e, aos poucos, os movimentos tornam-se cada vez mais complexos, conforme o praticante evolui na técnica.
O Pilates tem por objetivo: condicionar ou reabilitar o corpo como um todo, no ritmo de cada praticante, seguindo suas necessidades, sem causar lesões.
Entre os benefícios do Pilates estão: melhora da postura; aumento da estabilidade para a pélvis e os ombros; prevenção de doenças e reabilitação física; equilíbrio e coordenação; alívio de dores, do estresse e tensão; desenvolvimento da função e da eficiência pulmonar, graças à melhora da circulação, à promoção do bem estar e ao aumento da consciência corporal; integração de corpo, mente e espírito.
Fonte: Revista Online Guia de Pilates Ano 1 n°1 Editora Online