Pilates na Gestação

Como o Pilates ajuda na preparação do corpo para a gestação?
Ao iniciar uma gestação, é importante a mulher estar ciente que seu corpo irá sofrer diversas mudanças. E na maioria das vezes, é difícil o corpo estar preparado para suportar essas mudanças que irão acontecer em um curto espaço de tempo, em média 42 semanas.
Por esse motivo, é necessário que se prepare o corpo da melhor forma possível. E o Pilates vem com uma ótima opção para ajudar nessa preparação.
O Método é uma ótima opção pois, fortalece a musculatura, melhora a consciência corporal e ajuda no controle emocional. O que ajuda a amenizar os efeitos negativos durante a gestação.
Vale lembrar que a prática do Método, não significa que ela não sofrerá mudanças e sintomas característicos da gravidez, porém podemos afirmar que será de maneira bem mais suave e saudável.
O ideal é que a mulher já esteja praticando alguma atividade física antes da gravidez. Pois assim sempre irá se manter disposta, saudável, com musculatura forte, prevenida de possíveis patologias e com o corpo muito mais preparado para a gestação.
Porém com a rotina atual da maioria das mulheres, o tempo é escasso e fica difícil equilibrar a vida saudável.
Mas as vezes o fato de se tornar gestante é ponto de partida para iniciar a prática de atividades física e Pilates. E isso já é um ótimo passo para continuar se exercitando e fortalecer a musculatura para o dia a dia.
Fonte: Revista Pilates
10 MOTIVOS PARA ELEGER O PILATES NA GESTAÇÃO
1 O trabalho de respiração ajuda a aliviar aquela sensação de cansaço
2 Fortalece toda a musculatura do abdome que se distende ao longo da gravidez e é responsável pelos desequilíbrios
3 A gestante que faz Pilates melhora a sua capacidade de estirar e relaxar durante o parto, já que as sessões fortalecem o assoalho pélvico. Isso também ajuda a acelerar a recuperação e a cicatrização, e ainda previne o mau alinhamento do quadril
4 Melhora a circulação sanguínea, prevenindo câimbras e inchaços nas pernas
5 É fundamental para manter a postura, pois ativa a musculatura responsável e ainda alivia os quadros de dor
6 Fortalece braços e pernas dando mais vitalidade para a gestante
7 Proporciona suporte para o parto, tendo em vista que trabalha corpo e mente e traz maior conscientização sobre as mudanças físicas e psicológicas vivenciadas no período
8 Não provoca sobrecarga nas articulações, pois é um método que reúne exercícios de baixo impacto
9 Ajuda a relaxar por meio de exercícios que trabalham a respiração e a concentração
10 Por ser uma atividade física que trabalha corpo e mente, traz mais qualidade de vida para a futura mamãe.
Fonte: Revista Online Guia de Pilates Ano 1 n°1 Editora Online
